Ele está entre os pássaros mais apreciados pelos passarinheiros devido ao seu jeito dócil e seu canto melodioso. Já ocorreu risco de extin&cce..." /> Tarin Pintassilgo Venezuelano
Tarin <small>Pintassilgo Venezuelano</small>

Tarin Pintassilgo Venezuelano

CARDUELIS CUCULLATA


02/02/2016


Ele está entre os pássaros mais apreciados pelos passarinheiros devido ao seu jeito dócil e seu canto melodioso. Já ocorreu risco de extinção, mas em conjunto, criadores e autoridades se dedicam a preservação da espécie.

O Pintasilgo da Venezuela está entre os mais conhecidos do mundo. Ele é encontrado principalmente na Venezuela pois a altitude variável e o ambiente árido, são de preferência dessa espécie.

Seus costumes são parecidos com os dos Pintasilgos brasileiros, pois gostam de regiões tropicais e vegetações abertas com pequenos arbustos.

No Brasil já existem diversos criadores comerciais e amadores que se dedicam a criação desses pássaros.

O Tarim da Venezuela também é o responsavel pela pigmentaçao vermelha nos Canários que hoje existem.

Como Criar

É bem fácil criar essa espécie para quem tem os fundamentos básicos de criação. É necessário adquirir pássaros de procedência de criadores sérios e que tenham experiência na área.

Ao adquirir uma ave, deve coloca-la em quarentena para observar se há algum pássaro doente.

Feito isso é hora de preparar as aves para a criação. É necessário colocar os machos em gaiolas individuais e as fêmeas, a principio, podem ser colocadas em um gaiolão todas juntas. Ao chegar no mês de julho, devemos começar a separar as fêmeas em gaiolas e introduzir ninhos e material para ela poder confecciona-lo. A partir do momento em que a fêmea começar a pegar os fiapos de juta e voar de um lado para o outro da gaiola é a hora de soltar o macho.

Com o decorrer do tempo a fêmea irá fazer o ninho e botará aproximadamente de 2 a 4 ovos, as fêmeas fazem até 3 posturas por temporada. Alguns criadores usam algumas canárias para chocar e criar os ovos de Tarim, possibilitando algumas fêmeas a fazerem até 4 posturas no ano. Quando as fêmeas botarem é necessário retirar os ovos e sustitui-los por ovos de plástico. Quando a fêmea colocar o último ovo é a hora de colocar os ovos retirados para que possa nascer todos no mesmo dia dando possibilidades de sobrevivencia iguais para todos os filhotes. 

Alimentação

Basicamente se alimentam de grãos como: alpiste, niger, perila, chia, linhaça, erva-doce, etc. Cada criador tem preferência por um tipo de misturas de sementes.

Existem no mercado diversos tipos de farinhada adequadas para esse tipo de pássaro, particularmente uso a da marca Protein e da Angercal.

Ninhos, Gaiolas e Acessórios

As gaiolas podem ser usadas a do tipo argentinas que também são usadas na criação de canários por ser de fácil manuseio e limpeza.

Comedouros e bebedouros devem ser externo pois além de facilitar o dia a dia, evitam contaminação com as fezes dos pássaros. Devem se trocar os comedouros e os bebedouros a cada 15 dias, lavando-os com cloro e higienizando-os com Lisoform.

O ninho usado é o de corda ou o de bucha utilizados na criação de curió.

Cuidados

Mesmo sendo fácil o manejo dessas aves, é necessário alguns cuidados:

Alguns machos tem por costume furar os ovos postos pela fêmea. Quando isso acontece é necessário usar uma grade divisória para separar o casal quando a fêmea estiver próxima à postura. Tenho como costume colocar a divisória toda tarde anterior a postura de cada fêmea para evitar que isso aconteça. Feita a postura não há mais necessidade de apresentar o macho à fêmea.

Outro cuidado que devemos ter é que quando as fêmeas estiverem próximas a postura, devemos observar se o ninho não está sujo, pois algumas fêmeas, quando encontram o ninho sujo tem o hábito de botar fora do ninho.

Também é necessário usar algumas canárias como amas-seca para eventual abandono do ninho. Isso acontece devido a variadas situações.

Por fim é necessário que cada criador conheça algumas manias  e custumes que cada pássaro particularmente possuem para obter o sucesso na sua criação.

Colaborador: Julio, Criador Selymes