Características

O manon (Lonchura striata domestica) é um pequeno pássaro doméstico popular d..." /> Manon

Manon

Manon

Lonchura striata domestica


01/02/2016


Características

O manon (Lonchura striata domestica) é um pequeno pássaro doméstico popular da ordem Passerinforme, membro da subfamília Estrildinae. Este pássaro é originário da China. Possui aproximadamente 11 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do preto ao branco, passando pelo marrom e canela. Existem de cores puras (como canela, preto, albino), de penas frisadas, e arlequim, que é branco com marcações pretas. As cores também podem se misturar, formando até mesmo pássaros tricolores.

O manon não apresenta diferenças entre macho e fêmea, a não ser pelo canto discreto que possui o macho.

Costumam cuidar muito bem de seus filhotes. Não rejeitam ovos nem filhotes quando há interferências externas, como quando o criador abre seu ninho (que geralmente é uma caixa de madeira com uma tampa em cima).

Essa característica os torna muito importantes para a criação de outras aves que não se reproduzem com facilidade em cativeiro, em especial o diamante-de-gould. Os casais de manons são usados como amas-secas para chocar os ovos e cuidar dos filhotes de outras espécies.

Alimentação

A principal alimentação do Manon, são todas as espécies de sementes, como o alpiste. Pode-se dar couve, almeirão, escarola, jiló e pepino, exceto alface.

Durante a muda das penas, pode ser oferecida a farinhada, duas vezes por semana. No início do período reprodutivo, a farinhada também é muito importante e nessa epóca, pode ser oferecida diariamente, só não pode permanecer na gaiola, pois azeda, por isso, deve ser retirada ao final de cada dia.

Reprodução

Os pássaros Manons botam até 8 ovos por ninhada. Após juntar o casal, eles irão demorar de 5 a 7 dias para acasalarem e já começarão a botar os ovos. A incubação dura até 18 dias e o macho ajudará a fêmea a chocar. Com 45 dias, em média, os filhotes já estarão comendo sozinhos e poderão ser separados dos pais. Você pode utilizar o mesmo ninho que é usado na reprodução dos Periquitos Australianos, deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para ser usado na confecção do ninho. Os filhotes são muito resistentes e os Manons acasalam o ano inteiro, mas, deve-se deixar um período de pelo menos 3 meses do ano sem que eles choquem, para que possam descansar.

Confinamento

A gaiola para Manons deve ser mais comprida do que alta, podendo ter 40 cm de comprimento por 30 cm de largura e 30 cm de altura, ou até menores. Eles conseguem se adaptar bem.