Fóssil inédito de ave pré-histórica é encontrado por pesquisador

O paleontólogo e orientador do Museu de Paleontologia, Willian Nava, está terminando análise e deve anunciar descoberta nos próximo meses


20/01/2016 - Alterada em: 20/01/2016  



A recém-descoberta de fósseis raros de ave na região pode se tornar a quarta espécie inédita a ser descoberta pelo sítio paleontológico do Centro Oeste Paulista, estudado pelo pesquisador mariliense Willian Nava. Em 22 anos de estudos, Nava já tem duas espécies catalogadas e uma terceira em fase de catalogação (registro científico da descoberta). Exposição de fósseis e informações sobre a Era Pré-Histórica se tornou uma referência turística do município, atraindo cerca de 100 pessoas por dia ao Museu de Paleontologia de Marília.

A terceira espécie inédita encontrada na região é o ainda apelidado dinotitan, que está na Universidade de Brasília para a fase final de catalogação, comparação e denominação da descoberta. As outras duas espécies, mariliasuchus robustus e adamantinasuchus navae, começaram a ser descobertas há 22 anos, comprovando a riqueza do sítio paleontológico do Centro-Oeste paulista, rico em arenito da época Cretácea, entre 65 a 80 milhões de anos atrás.

A produção científica, a descoberta dos fósseis inéditos e de outros já catalogados, proporcionou a criação de um museu, que em novembro passado completou 11 anos de fundação. “Quando o terceiro fóssil descoberto, o dinotitan, ficou em exposição, o museu se popularizou, pois a descoberta virou até tema de novela da Globo. De lá para cá ele se tornou uma referência turística, atraindo pessoas de todos os lugares.”

Durante o mês de janeiro e fevereiro o museu está abrindo aos sábados para garantir mais tempo de visitação, das 14h às 18h.

“Estou terminando de preparar e limpar as novas descobertas e assim que tiver informações mais precisas sobre os ossos fossilizados de uma ave pré-histórica que encontrei irei fazer um pronunciamento oficial”, declarou Nava.

O paleontólogo e orientador do Museu de Paleontologia, Willian Nava, está terminando análise e deve anunciar descoberta nos próximo meses

Outros Posts

Livro & Ebook Sobre Criação de Curió

Livro & Ebook Sobre Criação de Curió

Os Papagaios e o corte da asa

Os Papagaios e o corte da asa

Peito Seco

Peito Seco

Epidemiologia em aves

Epidemiologia em aves



Comente este Post