Prédios espelhados ameaçam pássaros

o vidro nas fachadas dos edifícios torna-se um espelho gigantesco, confundindo os pássaros.


24/01/2016 - Alterada em: 24/01/2016  



O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) disse ontem que as janelas e os edifícios com fachadas de vidro espelhado representam uma grande ameaça aos pássaros.

Segundo o PNUMA, o vidro nas fachadas dos edifícios torna-se um “espelho gigantesco”, confundindo os pássaros, que acabam por ver o céu e as nuvens refletidos e ficam sem saber distinguir a imagem da realidade.

Há uma preocupação muito grande com as aves migratórias que percorrem milhares de quilômetros e acabam por morrer em acidentes deste tipo, refere o PNUMA.

Testes realizados nos últimos seis anos mostram que os acidentes podem ser evitados com o uso de materiais simples como adesivos transparentes nas janelas ou a instalação de insulfilme.

Recentemente, a agência americana para a conservação de pássaros preparou uma lista de 18 produtos para arquitetos e donos de residências.

O objetivo é fazer com que saibam como reduzir os choques das aves contra as janelas de vidro.

São recomendados vidros que escurecem de acordo com as condições do tempo e telas especiais para reduzir o reflexo do céu.

Segundo a agência das Nações Unidas para o Ambiente, além dos predadores naturais, que já representam uma grande ameaça, os pássaros têm de lidar com os problemas causados por atividades humanas, como por exemplo, o ressecamento de pântanos, a ocupação de terras agrícolas para urbanização, o desmatamento de áreas florestais e as redes de condução de eletricidade. Especialistas afirmam que somente nos Estados Unidos da A­mérica, pelo menos 100 milhões de aves morrem todos os anos em choques contra as janelas e prédios de vidro.

Fonte: Anda

Outros Posts

Ave confunde bola de golfe com ovo

Ave confunde bola de golfe com ovo

Pássaro tenta acasalar com outro macho morto

Pássaro tenta acasalar com outro macho morto

Pássaro se choca com avião, veja o estrago.

Pássaro se choca com avião, veja o estrago.

Torneio clandestino de canto de pássaros é interditado pelo IBAMA em São Paulo

Torneio clandestino de canto de pássaros é interditado pelo IBAMA em São Paulo



Comente este Post