Dar pão aos pássaros faz mal?

Alimento prolifera ação de bactérias dentre outros prejuízos


25/01/2016 - Alterada em: 25/01/2016  



Não é raro ver pessoas em praças alimentando os pássaros e pombas com pedaços de pão, e talvez por essa razão se popularizou o mito de que se pode dar pão aos pássaros, mas isso não é verdade.

O pão pode ser feito a partir de grãos de trigo; no entanto, o pão comprado é altamente processado e contém inúmeras substâncias que podem ser nocivas aos bichinhos. Isso vale também para biscoitos, bolachas e cereais matinais de flocos de milho, que são cheios de açúcar.

Dar um pãozinho ao seu pássaro pode acarretar em problemas de pele e até a perda de penas, sem falar em potenciais problemas de obesidade. Por isso, pense duas vezes antes de oferecer a ele qualquer produto industrializado ou rico em trigo branco processado.

Pão para animais aquáticos

De acordo com pesquisadores, atirar migalhas de pão em uma lagoa ou em um rio pode ser perigoso. A dieta rica em pão, pode deixar as aves doentes e, em alguns casos, deformá-las. Além disso, o alimento poderá estimular a proliferação de bactérias e algas nos rios, que, por sua vez, podem envenenar outras espécies e também atrair animais invasores. O pão facilita a formação das chamadas algas de superfície. Esses organismos produzem nitratos e fosfatos, liberando toxinas que prejudicam os peixes e exalam mau cheiro. As algas também impedem que a luz do sol chegue a plantas subaquáticas. Ademais, o pão comido pelas aves faz com que elas produzam mais fezes, potencializando esses mesmos efeitos.

Outros Posts

Os Papagaios e o corte da asa

Os Papagaios e o corte da asa

Gaturamo pode imitar até 16 cantos de aves

Gaturamo pode imitar até 16 cantos de aves

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha



Comente este Post