Primeiras espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul

Estudo mostra que as espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul e se espalharam pelo mundo


28/01/2016 - Alterada em: 28/01/2016  



É consenso entre cientistas que as aves são descendentes dos dinossauros terópodes (bípedes) que evoluíram durante o período cretáceo. Agora, um novo estudo mostrou que as espécies modernas de pássaros surgiram na América do Sul e, depois, se espalharam pelo mundo.

O estudo é de autoria de Santiago Claramunt e Joel Cracraft, pesquisadores de aves do Museu de História Natural de Nova York. Os resultados foram publicados no periódico científico Science Advances.

Segundo os pesquisadores, as primeiras versões diferentes de aves começaram a surgir há 95 milhões de anos, 30 milhões de anos antes do impacto que causou a extinção dos dinossauros. Durante o Período Paleogeno, quando a Terra já se recuperava do impacto, começaram a surgir as primeiras versões de pássaros modernos.

Para rastrear onde começou essa mutação, os cientistas criaram uma árvore temporal das aves, cruzando registros de fósseis com dados genéticos de 230 espécies que representam quase todas as que atualmente existem.

Após traçar a linha evolutiva, os pesquisadores concluíram que as espécies modernas de pássaros surgiram na Gondwana, região da Pangeia onde ficava o atual continente sul-americano. Depois, as espécies foram se espalhando pelo mundo à medida que os continentes se afastavam (fenômeno conhecido como Deriva Continental). Mudanças climáticas também contribuíram para essa tendência.

“O que fizemos nesse artigo é uma estimativa da localização geográfica dos ancestrais das aves modernas, utilizando a árvore evolutiva junto com informações da distribuição de fósseis e aves atuais. O resultado é um claro sinal de que as aves modernas se originaram na América do Sul, ou, pelo menos, nas porções ocidentais de Gondwana, que estavam conectadas nessa época”, explica Claramunt, ressaltando que o clima de Gondwana contribuiu para o aparecimento das espécies.

Fonte: Opinião e Noticia

Outros Posts

Avião passa por 'nuvem' de pássaros durante pouso

Avião passa por 'nuvem' de pássaros durante pouso

Índio é multado por fazer e vender artesanatos com penas de aves

Índio é multado por fazer e vender artesanatos com penas de aves

Dar pão aos pássaros faz mal?

Dar pão aos pássaros faz mal?

Filhote de Guará pode ser observado em Sorocaba

Filhote de Guará pode ser observado em Sorocaba



Comente este Post