Dicas para a criação correta de pássaros

Confira recomendações gerais sobre a criação.


02/02/2016 - Alterada em: 02/02/2016  



Assim como tem gente que gosta de ter um cãozinho correndo pelos quarto cantos da casa, existem aqueles que amam criar pássaros. Porém, assim como os cães e gatos, as aves também requerem alguns cuidados especiais.
Veja mais:
Saiba como proteger seu pássaro dos fogos de artifício.

Na hora de escolher um bichinho para levar para casa, o comprador deve ficar atento a um detalhe muito importante, ele precisa conferir se o pássaro desejado está na lista de aves domésticas (exóticas) aptas para viver em gaiolas ou no ambiente caseiro.

No caso de espécies silvestres, como papagaios e araras, é bom ter certeza de que a loja fornecedora ou o criadouro possui licença do IBAMA para comercializá-las.

Para todas as aves, quanto maior for o viveiro melhor para o animal. Porém, se o proprietário for abrigá-las em uma gaiola, é importante pesquisar modelos, materiais e malhas mais indicadas para a espécie em questão. Uma escolha errada pode provocar problemas ou até mesmo fugas.

Os pássaros devem ficar sempre protegidos do frio, portanto, o interior da casa é o local mais indicado para abrigar uma gaiola. Mesmo assim, vale lembrar que as espécies precisam tomar banho de sol com frequência e moderação. 
Veja mais:
A importância dos raios UV para as aves

Se a ave foi acostumada desde filhote a ter contenção de voo (asas cortadas) não há problemas para seu desenvolvimento, contando que o corte da asa seja feito de modo correto. Este procedimento, porém, não é indicado para aves adultas, que já estão habituadas com o voo alto. Neste caso, o corte pode provocar até mesmo o óbito do animal.
Veja mais:
Os papagaios e o corte da asa

Além de água, as aves podem receber frutas, legumes e verduras como alimento complementar a ração, que deve ser oferecida à vontade. Porém, alimentos humanos, como pães, biscoitos, arroz, bolos e café, são contraindicados.

Fonte: Diário do Litoral


Veja Mais

Corte das unhas e bico

Alimentação correta: O que pode ou não dar para as aves

Alimentação e Nutrição

Tamanhos e Modelos de Gaiolas

Outros Posts

Comportamento Reprodutivo das Aves

Comportamento Reprodutivo das Aves

Encontrei um filhote de passarinho fora do ninho e agora?

Encontrei um filhote de passarinho fora do ninho e agora?

Os Periquitos Feather Dusters

Os Periquitos Feather Dusters

E-book - 10 Segredos para o sucesso na criação de pássaros

E-book - 10 Segredos para o sucesso na criação de pássaros



Comente este Post