Os riscos das sementes na alimentação dos pscitacídeos

Hoje a nutrição aviaria já desfruta de rações formuladas segundo a demanda nutricional de cada pássaro.


22/02/2016 - Alterada em: 22/02/2016  



Alimentação de Pscitacídeos

Os psitacídeos possuem um paladar de dar inveja a muitos animais, graças a sua grande quantidade de papilas gustativas que estão localizadas em sua língua, o que faz com que esses lindos animais sejam muito seletivos em relação aos alimentos oferecidos em suas dietas.

Além de algumas frutas e verduras que fazem parte da alimentação, outros componentes tem ganhado espaço na dieta desses animais. Dentre eles estão ás sementes de painço, alpiste, açafrão, cânhamo, colza, milho e o grande conhecido de todos nós o GIRASSOL.

O Girassol muitas vezes tem sido á base da dieta de diversas aves, por ser facilmente aceito, devido a sua palatabilidade e baixo custo do alimento aos proprietários. Os valores nutritivos não apenas do girassol mais de todas essas sementes citadas não são capazes de manter os níveis de nutrientes essenciais exigidos pelo organismo das aves.

Isso ocorre devido ao alto teor de gordura encontrado nessas sementes, fazendo com que a ave em um longo período de ingestão passe a desenvolver problemas nutricionais relacionados com deficiência de vitamina, problemas no empenamento, obesidade e alterações em fígado como a Lipidose hepática.

Sendo esta uma patologia relacionada  a deposição e o armazenamento excessivo de gordura no fígado, podendo causar desde de perda de apetite até quadros neurológicos levando o animal a óbito.

Hoje a nutrição aviaria já desfruta de rações formuladas segundo a demanda nutricional de cada pássaro. Já existem rações conforme a idade, níveis de atividade e períodos reprodutivos.

Lembre-se alimentação é coisa séria, e deve ser balanceada para cada espécie.


Artigo enviado por:
Dr. Pedro Felipe Lopes - CRMV: 34.217
Dr. Pedro Felipe Lopes
 

Outros Posts

Ave africana é capaz de enganar animais para roubar alimentos

Ave africana é capaz de enganar animais para roubar alimentos

Filhote de Guará pode ser observado em Sorocaba

Filhote de Guará pode ser observado em Sorocaba

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha

A importância dos raios UV para as aves

A importância dos raios UV para as aves



Comente este Post