Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha

As aves vão chegar hoje (26/02/2016) Na natureza, estima-se que vivam apenas 1,3 mil exemplares da espécie.


26/02/2016 - Alterada em: 26/02/2016  



O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, receberá nos próximos dias nove araras-azuis-de-lear. A espécie brasileira é altamente ameaçada, com apenas 1,3 mil exemplares vivendo na natureza e 125 em cativeiro, incluídos em programas de reprodução. As aves, que atualmente vivem em um parque nas Ilhas Canárias, na Espanha, serão repatriadas para o Brasil nesta quinta-feira (25).

As araras chegam a São Paulo na sexta (26) e seguem para instalações do Ministério do Meio Ambiente em Cananeia (SP), onde permanecerão 30 dias em quarentena, até serem enviadas para o parque paranaense. A repatriação só será possível graças ao nascimento de 36 filhotes proveniente do trabalho com seis araras enviadas ao Loro Parque, na Espanha, em 2006.

O Parque das Aves recebeu o convite para integrar o programa de reprodução no final de 2015, já tendo sucesso na reprodução em cativeiro de 17 espécies, cinco delas ameaçadas. Recentemente, o parque foi o primeiro zoológico a conseguir reproduzir o mutum-de-alagoas, extinto da natureza desde a década de 1970. Em menos de um ano, nasceram mais de 15 filhotes.

“É mais um desafio que aceitamos com muito entusiasmo e confiança. Esta será a maior repatriação de araras-azuis-de-lear já feita. E que venham muitos filhotes”, destaca a bióloga e diretora técnica Yara Barros.

A arara-azul-de-lear

Típica da caatinga e só registrada no nordeste da Bahia, a arara-azul-de-lear se alimenta principalmente de coquinhos da palmeira licuri, cada vez menos disponível na natureza. Com a escassez da palmeira, as aves acabam atacando as plantações de milho de subsistência e, por isso, muitas vezes abatidas. A destruição de hábitat e a captura para comércio ilegal são as principais ameaças para a espécie.

Em todo o mundo, dez zoos estão envolvidos no programa de reprodução da arara-azul-de-lear, cinco deles no Brasil. Destes, apenas o Zoo de São Paulo já conseguiu reproduzir a espécie.

Fonte: G1

Outros Posts

Problemas com Ovo Entalado

Problemas com Ovo Entalado

Auto-Mutilação em Aves

Auto-Mutilação em Aves

Trilha na Mata Atlântica tem lindas aves coloridas

Trilha na Mata Atlântica tem lindas aves coloridas

Como fazer Sexagem em Pássaros?

Como fazer Sexagem em Pássaros?



Comente este Post