Problemas com as penas das aves.

As penas das aves exercem diversas funções, veja os problemas mais comuns com as penas.


01/04/2016 - Alterada em: 01/04/2016  



As penas das aves exercem diversas funções, tais como o voo, impermeabilidade e controle da temperatura. A troca das penas ou período de muda ocorrem de forma continua ou a cada duas a três vezes por ano, sendo influenciada pela exposição luminosa e controlada por hormônios.

As anormalidades das penas incluem alterações de coloração, penas quebradiças, malformadas,sujas e com marcas de estresse.  Uma pena normal é totalmente lisa, limpa e plana sem deformidade nas suas bordas e ponta.

As aves que apresentarem as alterações citadas acima em suas penas, devem passar por uma investigação minuciosa para identificação do problema, quer seja ele de origem nutricional,metabólico ou pelo estresse.

Outro problema comum observado nas aves de estimação é o bicamento das penas e a automutilação que são originados na maioria dos casos por processos comportamentais ou psicóticos, tornando-se difícil o tratamento. Os psitacídeos são os mais afetados graças a sua grande afinidade pelas pessoas.

Mudanças de donos, casa ou ambiente colaboram para o surgimento das anormalidades envolvendo as penas das aves. É de extrema importância que os hábitos na rotina sejam mantidos, não se deve diminuir a atenção ou simplesmente ignora-los por causa de outros animais ou situações. Fique sempre de olho no comportamento e na rotina do seu pássaro, caso note alguma alteração na formação das penas, procure um Médico Veterinário qualificado para prestar o atendimento correto para seu animal.

Artigo escrito por
Dr. Pedro Felipe Lopes

Outros Posts

Dar pão aos pássaros faz mal?

Dar pão aos pássaros faz mal?

Pássaro tenta acasalar com outro macho morto

Pássaro tenta acasalar com outro macho morto

Aprenda a criar Canário Belga

Aprenda a criar Canário Belga

Acadêmicos do Salgueiro solta e mata pássaros em ensaio de desfile de carnaval

Acadêmicos do Salgueiro solta e mata pássaros em ensaio de desfile de carnaval



Comente este Post