Dicas para criação de Canário do Reino

A maioria dos iniciantes nas criações de pássaros começam com essa espécie, pois são muito dóceis e de fácil manipulação.


25/09/2010 - Alterada em: 09/01/2016  



Você quer começar uma criação de Canário do Reino, mas ainda tem dúvidas? Veja algumas dicas para ter sucesso em sua criação.

1° Dica: 

Como separar um bom casal para criar?

O macho e a fêmea devem estar bem nutridos, com as plumagens bem bonitas e o mais importante, o macho deverá estar cantando bastante (ou seja aquele que cantar mais). A escolha da fêmea deverá ser feita com base no aspecto da ovária (a bundinha do pássaro) bem inchada, além de um detalhe importante que é o Bater de Asas, a fêmea fica no poleiro batendo as asas como se fosse uma dança de acasalamento. Tendo observado isso separe o casal colocando-os em uma gaiola criadeira.

2° Dica: 

Qual gaiola devo usar para criar?

A gaiola ideal para a criação de canários é justamente uma gaiola chamada de ‘Gaiola Criadeira’ você pode comprar uma em qualquer loja ou petshop. Um detalhe importante é utilizar uma gaiola que tenha os comedouros e bebedouros para o lado de fora da gaiola, para assim evitar colocar a mão dentro da gaiola evitando assustar o casal. A gaiola deverá ter uma grade de separação para seprar os filhotes.

4° Dica:

Qual tipo de alimentação devo fornecer ao casal?

Quando estamos falando de acasalamento, pré-supõe que a fêmea e o macho terão um longo trabalho para constituírem uma nova família. A fêmea e o macho deverão estar bem nutridos para poder gerar filhotes bem saudáveis.

Durante o acasalamento deverão ser oferecidos os seguintes alimentos:

5° Dica:  

Como cuidar dos filhotes assim que eles nascerem?

Praticamente não há nada que você possa fazer para ajudá-los, simplesmente proceda como o indicado acima oferecendo a alimentação correta e evitando ao máximo agitar o casal, mantendo-os em um lugar seguro arejado e livre de correntes diretas de vento.

6° Dica:

Quando posso separar os filhotes?

Os filhotes deverão ser separados dos pais após 30 a 35 dias do nascimento, eles deverão estar comendo sozinho sem a ajuda dos pais. Se você estiver utilizando uma gaiola profissional como a exibida acima, basta por a separação no meio da gaiola e separar os filhotes, pois a fêmea irá começar a botar novamente para dar inicio a mais um ciclo de criação.

A criação de canários é relativamente fácil, porém, quando se deseja criar exemplares de qualidade isso se torna mais difícil, mas não impossível. Basta adquirir matrizes de procedência e raça bem definidas.

Esperamos ter ajudado, boa sorte com a sua criação!

Em nosso site você pode achar vários criadores de canários do reino.
Para mais informações sobre o Canário do Reino CLIQUE AQUI

criação de canário Belga

Outros Posts

Desmame Precoce em Calopsitas

Desmame Precoce em Calopsitas

Acadêmicos do Salgueiro solta e mata pássaros em ensaio de desfile de carnaval

Acadêmicos do Salgueiro solta e mata pássaros em ensaio de desfile de carnaval

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Preparação para Torneio de Fibra

Preparação para Torneio de Fibra



Comente este Post