Cuidado com as Aves Aquáticas

Muitos criadores de aves preferem as aves aquáticas como criação e hobby, pois muitas vezes têm a facilidade de possuir propriedades onde há presença de água


23/01/2008 - Alterada em: 12/01/2016  



Muitos criadores de aves preferem as aves aquáticas como criação e hobby, pois  muitas vezes têm a  facilidade de possuir propriedades onde há presença de água corrente em abundância ou mesmo lagos naturais privilegiados por abundante natureza ao redor. Decidem muitas vezes pela criação desta aves até pela facilidade de manejo, uma vez que, estão soltas e possuem liberdade de ir e vir.


Tudo isso torna o sistema de criação de certo modo confortável, ou seja, colocamos comida e a natureza se encarregado do resto!
Na verdade é importante que estejam atentos a muitos fatores que podem comprometar a criação. Dentre eles podemos citar principalmente a água.

É na água que estão alojadas muitas bactérias que podem ser patogênicas para estes animais. Além das bactérias, a água pode ser veículo de produtos tóxicos aplicados nas lavouras, ou qualquer outro tipo de contaminante . 

Todos eles afetam diretamente o bem estar das aves aquáticas produzindo doenças cuja sintomatologia vai desde tremores e paralisia  até quadros de diarréia e morte. Outro fator importante na criação destas aves, é a alimentação que muitas vezes permanece por muito tempo próximo a água e com isso facilitando a formação de fungos, que também são extremamente deletéricos para a saúde das aves. Uma das características principais deste tipo de aves, é que nunca demonstram que estão doentes, e quando o manifestam muito provavelmente não temos muito o que fazer.

Recomendamos então que seja verificado constantemente a qualidade da água em que as aves vivem (exames bacteriológicos e exames químicos a cada 6 meses) e também devemos estar alertas principalmente na época das chuvas, em que muitos terrenos são encharcados por substâncias poluidoras e estas são arrastadas até o nosso sistema de criação. 

Um dos grandes erros dos criadores de aves aquáticas, é criar também aves domésticas, passeriformes ou outras espécies, todas na mesma propriedade.
Normalmente quando um processo de doença se instala ai, dificilmente podemos prever onde tudo começou.

Estas são algumas dicas que posso passar a vocês, baseado nas consultas que me são feitas, ocasionalmente em épocas de muito calor e muitas chuvas.Qualquer dúvida é só consultar o site clube do criador

MARIA CÉLIA MONTEIRO

 

Outros Posts

Dicas para criação de Canário do Reino

Dicas para criação de Canário do Reino

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Chiclete pode matar pássaros

Chiclete pode matar pássaros

Águias treinadas podem derrubar drones

Águias treinadas podem derrubar drones



Comente este Post