Alerta!!! Envenenamento dos Pássaros

O crescimento desordenado das cidades, as áreas verdes onde eram usadas pelos pássaros para se alimentar e se acasalar, está se tornando em um verdadeiro campo minado.


12/01/2008 - Alterada em: 12/01/2016  



O assunto do artigo de hoje é um fato muito grave que vem ocorrendo nas cidades onde a área verde vem dando lugar ao asfalto e ocupação por parte da população. O assunto é o envenenamento dos pássaros na zona urbana.

Com o crescimento desordenado das cidades, as áreas verdes onde eram usadas pelos pássaros para se alimentar e se acasalar, vem se tornando em um verdadeiro campo minado, pois os pássaros ficam sem ter pra onde ir, e ai eles acabam ficando perdidos e com poucas opções de áreas para se alimentar e acasalar.

Não é difícil andar pelas ruas da cidade onde ainda se encontra algum terreno baldio tomado pelo mato, onde é comum ver coleirinhas, bigodinhos, rolinhas, pardais e outras espécies se alimentando e construindo seus ninhos.

Atualmente o envenenamento de pássaros tem sido freqüente por causa da pulverização de venenos denominados (mata mato) para o combate do mato e capim nas cidades, isso tem ocasionando inúmeras mortes de pássaros por envenenamento devido a ingestão de alimento contaminado. Algumas espécies já têm desaparecido das cidades devido a esse tipo de ação.

O que quero alertar nesse artigo é que muitos criadores também utilizam capim ou algumas espécies de mato para dar aos seus pássaros. Esse costume é bem antigo mas não é difícil ver esse tipo de caso nas cidades menores onde nem todos os produtos para pássaros são facilmente accessíveis a população.

O fato é que devemos estar atentos ao que estamos oferecendo aos pássaros para evitar que tragédias ocorram com nossos tão adorados bichinhos de estimação. Fique atento ao ver alguém pulverizando algum veneno ou agrotóxico em áreas onde você utiliza para pegar algum tipo de mato ou capim, pois pode ser que esse venha a fazer muito mal a seu pássaro. De maneira nenhuma ofereça capim ou mato contaminado a seu pássaro.

Um outro tipo de envenenamento comum que acontece sem querer, é o envenenamento com verduras e frutas contaminadas com agrotóxico. Muitos criadores não estão tendo o cuidado de lavar as verduras e as frutas oferecidas a seus pássaros e isso tem ocasionado muitas mortes de pássaros. Então alerto a todos que ao oferecer frutas e verduras aos seus pássaros devem lavar bem em água corrente certificando-se de que elas estão bem limpas e livres de qualquer toxidade.

Caso você veja alguém pulverizando agrotóxicos ou venenos em áreas onde existam pássaros, denuncie a prefeitura de seu município ou órgãos responsáveis por esse setor, pois senão muitas espécies podem deixar de existir em algumas áreas.

CLIQUE AQUI e veja também o post sobre a polêmica do Jiló.

Outros Posts

Pássaros com braços humanos

Pássaros com braços humanos

Cistos de Pena

Cistos de Pena

Pássaros se confundem com Pipa em festival.

Pássaros se confundem com Pipa em festival.

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha

Foz do Iguaçu receberá araras-azuis-de-lear vindas da Espanha



Comente este Post