Cuidados com a Água e Bebedouros

Veja dicas e orientações importantes para ter um bom cuidado com a água do seu animal.


17/02/2009 - Alterada em: 12/01/2016  



Hoje vou falar sobre um assunto simples mas muito importante, a “Água”. A água que você oferece a seu pássaro está em condições apropriadas para o consumo? Você sabe se a água que seu pássaro toma diariamente pode influenciar na saúde dele? Bom são essas e outra dúvidas que quero esclareer nesse artigo.

Qual o melhor tipo de água devemos oferecer?
O melhor tipo de água é a água filtrada ou água mineral. Oferecer uma água de primeira qualidade é fundamental para evitar epidemias provocadas por bactérias.
Uma água não filtrada tem uma alta probabilidade de conter bactérias, coliformes fecais, e outras substancias que são nocivas a saúde dos pássaros.

Qual tipo de bebedouro devemos utilizar?
Os bebedouros são acessórios tão importantes quanto a água, um bebedouro de qualidade também pode garantir que a água fique bem armazenada e conservada.

Pássaros grandes como Trinca-ferro e Sabiá utilizam bebedouros e banheiras bem grandes, para suprir a necessidade do pássaro durante todo um dia. Porém, pássaros menores como o canário do reino, curió e o bicudo e os demais pássaros exóticos de pequeno porte utilizam bebedouros menores, contendo a quantidade de água suficiente para todo um dia.

No mercado atualmente existem bebedouros de plástico, vidro e vidro com base plástica. Não podemos dizer que existe um tipo de bebedouro melhor que outro pois o que vai fazer dessa conclusão a mais sensata é o manejo que se tem com cada um deles.

O melhor bebedouro na minha opinião é o que é feito todo de vidro, pois a sua superfície é de fácil limpeza e não retém nem absorve nenhum tipo de impureza, mas são muito frágeis e fáceis de quebrar. Os bebedouros de plástico também são bons, mas com o tempo o plástico vai riscando e assim absorvendo bactérias que não saem lavar, expondo assim as aves a bactérias.

Dicas e Orientações

Um fator importante de ser observado é a higiene, não adianta nada você usar o melhor bebedouro de vidro e a melhor água se você não limpar corretamente o bebedouro, sempre devemos limpar bem o bebedouro antes de enchê-lo, assim o bebedouro estará mais protegido contra bactérias. Existem proprietários que colocam o bebedouro bem limpo na gaiola e cheio de água boa, mas, durante o dia o pássaro pode defecar dentro da água sem querer e muitos criadores não trocam a água deixando o pássaro beber a água suja, isso jamais deve acontecer, ao ver a água suja troque-a imediatamente.

Expor os bebedouros ao sol pode fazer com que o mesmo se esverdeie ou fique marrom devido aos raios ultra-violeta, isso também deve ser evitado. Uma boa solução quando colocar os pássaros ao sol, é comprar um bebedouro de cor escura como esse mostrado na figura ao lado. Ele protege a água dos raio ultra-violeta.

As banheiras nunca devem permanecer por muito tempo na gaiola, só devem ficar tempo suficiente para que o pássaro tome o banho e em seguida deve-se retirá-la da gaiola, pois assim evitamos que o pássaro tome uma água suja e contaminada por impurezas, sujeiras e até mesmo fezes.

Sempre coloque a banheira e observe o passaro se banhar, ao terminar o banho vá até a gaiola e retire a banheira.

Curiosidade

Existem criadores que não usam banheira, dando banho com a mangueira de jardim ou esguicho. Essa é uma alternativa, porem ela deixa a gaiola úmida e torna a vida útil da gaiola bem menor. Deve-se ter muito cuidados para não espirrar o jato de água diretamente no pássaro, jogando a água como se fosse uma chuva, porém, esse método só recomendo se você for um criador muito experiente e saiba corretamente como proceder.

Qual a frequência das trocas de água?
Deve-se trocar a água diariamente, e se necessário trocar 2 vezes ao dia, uma pela manhã e outra no meio da tarde, pois a água pode ficar morna e assim fazer mau aos pássaros.
Nunca deixe a água no bebedouro por mais de 24hs pois seu pássaro pode contrair doenças.

Espero ter ajudado e que a partir de hoje você possa prestar mais atenção nesse importante detalhe.

Escrito por: Dante Daniel Testa

Outros Posts

Participe do Duelo de pássaros e concorra a prêmios exclusivos em nosso site!

Participe do Duelo de pássaros e concorra a prêmios exclusivos em nosso site!

Periquito Australiano tem reação surpreendente ao ver amigo morto

Periquito Australiano tem reação surpreendente ao ver amigo morto

Prédios espelhados ameaçam pássaros

Prédios espelhados ameaçam pássaros

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos.

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos.



Comente este Post