ESCHERICHIA COLI (COLIBACILOSE)

A Escherichia. coli faz parte da flora bacteriana normal do homem e dos animais, sendo o representante mais comum das Enterobactérias.


12/04/2008 - Alterada em: 12/01/2016  



A Escherichia. coli faz parte da flora bacteriana normal do homem e dos animais, sendo o representante mais comum das Enterobactérias. Pode causar doença clínica em aves imunossuprimidas, algumas vezes associada a outras Enterobactérias ou leveduras oportunistas como a Candida sp.

Algumas cepas de E. coli apresentam um grau maior de patogenicidade e são consideradas agentes primários nas infecções. 

Os sinais clínicos dependem do local da infecção e são geralmente inespecíficos, incluindo letargia, penas arrepiadas, anorexia, diarréia, poliúria, conjuntivite, rinite, dispnéia, inchaço articular, sinais nervosos, edema subcutâneo, perda de peso e vômito. 

Em filhotes é comum ocorrer morte súbita, retardo no crescimento, diarréia, abdômen distendido e desidratação. As aves afetadas morrem de forma aguda ou desenvolvem sintomas associados ao trato digestivo. 

Ocasionalmente há lesões oculares, nervosas e artrite serofibrinosa como seqüela. Pode ocorrer pneumonia em filhotes que receberam grande carga do agente infectante, sendo alguns dos sinais clínicos dispnéia e cianose. 

A exposição ao agente pode ser favorecida pela higiene precária, contaminação fecal da água, do alimento e do ambiente onde o animal vive. A colibacilose é freqüente em animais vítimas do tráfico, que são mantidos em condições inadequadas de higiene, mal alimentados e aglomerados em local com grande número de indivíduos, favorecendo a dispersão e colonização bacteriana nos vários órgãos.

Antes de um tratamento, a aves deve ser encaminhada a um especialista médico veterinário para estabelecer um diagnóstico correto para um tratamento eficaz. 

Escrito por: Jaqueline R. F. Cremoneze

Outros Posts

Ave africana é capaz de enganar animais para roubar alimentos

Ave africana é capaz de enganar animais para roubar alimentos

Dicas para criação de Canário do Reino

Dicas para criação de Canário do Reino

Tipos de Bicos

Tipos de Bicos

Os Periquitos Feather Dusters

Os Periquitos Feather Dusters



Comente este Post