Lipidose Hepática

Doença é muito comum nos psitacídeos cativos, especialmente papagaios do gênero Amazona.


04/04/2008 - Alterada em: 12/01/2016  



A Lipidose hepática, também conhecida como esteatose hepática, fígado gorduroso ou degeneração gordurosa é muito comum nos psitasídeos cativos, especialmente papagaios do gênero Amazona. Esta doença tem sido descrita em outras aves ornamentais e suas causa são inúmeras, dentre elas, podemos citar: desnutrição, anemia crônica, obesidade, toxinas provenientes de bactérias ou de agentes  químicos inalados ou ingeridos. Particularmente nos psitasídeos a doença está geralmente relacionada a obesidade e consequentemente a fatores nutricionais e metabólicos.

A obesidade ocorre quando a energia consumida excede a energia dependida por um longo período, sendo um problema nutricional muito comum nas aves cativas.

Na maioria dos casos, resulta do excesso de alimentos calóricos ( como as sementes oleosas) e pela pouca atividade física. Além da infiltração gordurosa no fígado, pode ocorrer secundariamente infertilidade, doença no sistema reprodutivo, anormalidades do sistema músculo-esquelético (artrite, pododermatite plantar), ruptura do ligamento cruzado, hipertensão e disfunção cardiovascular, aterosclerose, pancreatite necrótica aguda, diabetes mellitus, lipomas, disfunção da tireóide, má absorção gastrintestinal e deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas lipossolúveis e cálcio.

Os sinais clínicos são anorexia, regurgitação (vômito) ,depressão e diarréia, mas frequentemente permanecem subclínicos até o óbito. 
Portanto os criadores devem estar sempre atentos ao tipo de alimento que é oferecido as suas aves, pois, além da obesidade , muitas vezes  seus reprodutores não alcançam o número de filhotes esperado ou não há fertilidade entre os casas em conseqüência deste problema tão freqüente e tão pouco diagnosticado.
Orientamos a todos que, como trata-se de uma doença metabólica e com diagnóstico baseado principalmente em lesões necroscópicas, pedimos que todas as aves que vem à óbito nas criações sejam examinadas por um profissional veterinário, para que as devidas avaliações e orientações sejam prescritas.

Escrito por: Maria Célia Monteiro

Outros Posts

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Identificando Doenças em Aves e Criadouros

Primeiras espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul

Primeiras espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul

Epidemiologia em aves

Epidemiologia em aves

Torneio clandestino de canto de pássaros é interditado pelo IBAMA em São Paulo

Torneio clandestino de canto de pássaros é interditado pelo IBAMA em São Paulo



Comente este Post