Como Cortar as Unhas e Bico

O corte das unhas nos pássaros deve ser feito quando estas se encontram excessivamente grandes a ponto de começarem a se enrolar.


04/05/2008 - Alterada em: 12/01/2016  



O corte das unhas nos pássaros deve ser feito quando estas se encontram excessivamente grandes a ponto de começarem a se enrolar. 

Como cortar as unhas?

Se pega a ave e segurando-o firmemente, olham-se as unhas contra a luz. Ver-se-á que existe uma pequena veia dentro da unha. Localizando esta veia corta-se a uns 2 a 3 mm abaixo da veia. Tem que se ter o cuidado para não cortar este vaso sanguineo, pois poderá causar infecções ou até a morte do canário através de hemorragia. Caso acidentalmente isto ocorra cauterize o local com um palito de fósforo ainda quente, com uma faca ou coloque uma solução cicatrizante.

Bicos e Unhas 


O grande problema das aves criadas em gaiolas é que o BICO CRESCE e as UNHAS TAMBÉM.

Em algumas espécies de aves os bicos crescem e existe a necessidade de CORTÁ-LOS. No desenho, você poderá ver que a parte de baixo do bico é sempre MENOR que a de cima e isso tem que ser RESPEITADO, pois caso contrário não conseguirão pegar o alimento.

O corte das unhas: A melhor forma é colocar a unha em frente a uma lâmpada acesa, para poder ver onde está o CANAL da unha, que é o local onde tem SANGUE. Isso serve para gato, cão, pombo e qualquer ave. Muito cuidado para não chegar perto do tal canal. 

 

DICA: SE NÃO SOUBER ou não tiver coragem NAO CORTE! Simplesmente pegue a ave na mão, e lixe as unhas, é seguro e não causa dor nem sangramento!

 

Poleiros com lixa não funcionam, podem levar anos para lixar o que voce lixa em segundos com uma lixa normal de manicure.
Caso a unha esteja exageradamente crescida, corte uma parte segura e lixe o restante até que a unha fique no tamanho normal.  

O corte do bico: Quando o bico fica muito grande, o corte pode ser feito com alicate de cutícula e sempre em "V", conforme coloquei no desenho. Pode cortar a ponta, pois não é vascularizada. O corte em “V” é para não rachar o bico.

 

Escrito por: Luiz Celso Didone de Freitas

Outros Posts

A extinção do pássaro dodô

A extinção do pássaro dodô

Dicas para a criação correta de pássaros

Dicas para a criação correta de pássaros

Queda das Penas

Queda das Penas

Odontologia em Aves

Odontologia em Aves



Comente este Post