Alimentação e Nutrição

Saiba mais sobre nutrição e como dar uma boa alimentação aos pássaros


22/05/2007 - Alterada em: 12/01/2016  



As aves que vivem em liberdade sabem abastecer-se de alimentos. Conforme a estação do ano e aquilo que está disponível, podem por si próprias determinar as suas prioridades. As aves que são mantidas em cativeiro não têm essa vantagem. Dependem inteiramente daquilo que nós lhe damos. Embora as aves que vivem em liberdade, freqüentemente, consigam distinguir o que é comestível daquilo que não é, muitas aves domesticadas já não têm esse instinto tão apurado. O tédio pode também fazer com que as aves comam alimentos que não são efetivamente adequados, podendo mesmo ser-lhes nefastos. Por exemplo, os abacates são venenosos para papagaios e canários. Muitas aves preferem alimentos que contenham muitas gorduras e proteínas e, se comerem destas substâncias em excesso, engordam em pouco tempo, particularmente quando também não fazem muito exercício físico. É por isso que é muito importante proporcionar às aves uma mistura equilibrada que se assemelhe o mais possível à sua alimentação natural. Deve também levar em consideração as condições de vida das aves. Uma ave que vive em gaiola não terá as mesmas necessidades de gorduras e proteínas que outra ave que passa o inverno num espaçoso aviário ao ar livre.

Alimentação Durante a época de reprodução

As aves têm exigências dietéticas ligeiramente diferentes durante a época de reprodução. Algumas delas, principalmente as graminívoras, alimentam as sua crias exclusivamente de insetos, que por isso, deverão existir em abundâncias. Alimentos à base de ovos têm provado ser igualmente valioso. É um suplemento alimentar perfeito na dieta de muitas aves graminívoras, durante a reprodução. Grande parte dos problemas que um criador de aves pode enfrentar tem a sua origem direta ou indireta, numa alimentação incorreta. Pode dar-se o caso de um determinado ingrediente, absolutamente essencial para certas espécies de aves, estar ausente da dieta. Os problemas com maiores probabilidades de ocorrência incluem, entre outros, ovos não chocados, progenitor que não dão os devidos cuidados às crias, uma nova ninhada demasiado cedo, antes de as crias que nasceram dos primeiros ovos estarem aptas a alimentar-se sozinhos, a mortabilidade precoce e uma total ausência de  resultados de gestação. Os erros devidos a um tipo de alimentação incorreta são freqüentemente cometidos muito antes de as aves começarem a procriar. Se as aves que irão ser utilizadas para fins de gestação não tiverem tido bons antecedentes, iniciarão a época de reprodução em condições deficientes. Mesmo quando as crias já tiverem abandonado o ninho, continua a ser necessário dar aos progenitores uma alimentação suplementar.

Frutos e vegetais adequados

São adequados os seguintes tipos de frutos e vegetais: maçã, pêras, bananas, uvas, gomos de laranja, tangerinas, papaias, tâmaras, figos, alperces (secos ou frescos), ananases, passas e corintos ensopados, cenouras, tomates, espigas de milho verde, funcho (em pequenas quantidades). Nunca de abacates às sua aves, uma vez que são venenosos para uma grande quantidade dela!

Alguns exemplos de misturas para pássaros:


Mistura para Canários, Curió e Coleiro:
Alpiste, colza, aveia descascada, linhaça, niger, grãos de perilla, nabão e biscoitos vitaminados.


Mistura para Azulão:
Alpiste Canadense, Painço Nacional, Painço Vermelho, Painço Verde, Painço Preto, Painço Português, Painço Mileto, Painço Branco Importado, Senha Francesa, Girassol Rajado, Girassol Branco, Aveia Descascada, Linhaça, Nabão, Colza Cártamo.


Mistura para Pintassilgo:
Níger, azevem, senha francesa, alpiste, senha verde, colza, painço português, linhaça e painço nacional.


Mistura para Agapornis, Calopsitas e Periquitos:
Painço nacional, girassol miúdo,alpiste, trigo, aveia descascada, sorgo, cartamo, arroz cateto, painço vermelho, painço verde e biscoitos vitaminados. 


Mistura para Papagaio:
Girassol miúdo, amendoim inteiro e sem casca, milho inteiro, girassol graúdo, girassol branco, aveia descascada, dari vermelho, cártamo, ervilhaca, amendoim com casca, arroz com casca, semente de abóbora, trigo floculado, feijão vermelho, trigo sarraceno, lentilha, maçã desidratada, frutas cristalizadas, arroz tufado, ervilha verde floculada e banana desidratada.


Mistura para Trinca Ferro:
Abacaxi, abricot, banana, figo, amora, maçã e mamão desidratados, amendoim quebrado, arroz cateto, aveia descascada, cereal peletizado com aroma de banana, cártamo, castanha de cajú, dari branco, dari vermelho, ervilha partida, feijão vermelho, fruto do rosal (rose hips), girassol miúdo e lentilha.

 

Escrito por: Jacqueline R. F. Cremoneze

 

 

Outros Posts

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Cuidado com os Pássaros no Inverno

Adestramento de Pássaros

Adestramento de Pássaros

Dar pão aos pássaros faz mal?

Dar pão aos pássaros faz mal?

ESCHERICHIA COLI (COLIBACILOSE)

ESCHERICHIA COLI (COLIBACILOSE)



Comente este Post