Preparação para Torneio de Fibra

Aprenda como preparar um bicudo ou curió para treinamento de torneio de fibra!


18/06/2007 - Alterada em: 12/01/2016  



Esse artigo é especialmente para os amantes dos curiós e bicudos sobre o torneio de fibra.

O que é o Torneio de Fibra?

O Torneio de fibra é feito colocando os pássaros lado a lado. O pássaro que cantar mais diante dos outros a sua volta no momento em que o juiz estiver observando será o campeão.
Resumindo, o importante é que o pássaro se mostre o mais corajoso possivel e cante diante do outro sem medo.

 

Quais os critérios no Torneio de Fibra

No torneio de fibra os pássaros são colocados em uma roda e as gaiolas ficam lado a lado. Nessa modalidade de torneio não é avaliado o tipo do canto, e sim a quantidade dos cantos produzidos pelo pássaro. 
O importante nesse tipo de torneio é o pássaro cantar o máximo que puder sem ter medo de seus adversários... os pássaros que se intimidarem diante de outro e não cantarem são desclassificados. 
Os pássaros que não se intimidarem e cantarem diante dos adversários passarão para a próxima etapa do torneio até restar apenas 1 campeão. 

A preparação 

Dedicação, observação e sensibilidade são fundamentais para preparar um curió ou bicudo para um torneio. É comum ver passarinheiros precipitados que querem resultados do dia pra noite quebram a cara tentando preparar o pássaro.
Cuidar de pássaros canoros é uma questão de paciência, muita paciência... temos que esperar o tempo oportuno para realizar cada processo. 
Tudo é uma questão de treino, se queremos que a ave cante em locais movimentados temos que treiná-la adequadamente e com muita calma!

Qual a idade certa?
Devemos sempre nos lembrar que a ave precisa atingir a idade ideal para que possa chegar a cada etapa do treinamento, tanto física como mental. No torneio de fibra a idade ideal para iniciar a puxar um bicudo é de 6 anos e um curió pode-se iniciar com 4 anos. Logicamente não podemos impedir que se lide com eles para se acostumarem com ambientes diferentes, passeios e viagens são ótimas formas de treiná-los para que se acostumem com lugares e pessoas diferentes.
Embora já estejam pretos com cerca de 1 ano e meio de vida, só com as idades mencionadas estará pronto para se desenvolver. Quanto mais paciência tivermos mais positivos serão s resultados.

Qual é a época ideal? 
A época certa do ano para lidar com esses pássaros no Brasil vai de agosto até março no máximo. A ave leva 6 meses para completar a muda de bico e penas. Só depois que a muda se mostrar completa assim que as penas estiverem lustradas e bem brilhantes, esse fato tem que ser bem considerado, pois senão seremos obrigados a atrasar mais o processo de preparação do pássaro. 

Amansando o pássaro

Na preparação temos inicialmente que ganhar a confiança do pássaro. A ave deve considerar o criador como um amigo e não demonstrar medo para com ele. Para que esse processo seja realizado mais rápido basta dedicar mais tempo para passear com o pássaro, de preferência pela manhã, pois é a ave se mostra mais disposta a aceitar manuseio. Leve-o a lugares como brejos, pequenas matas ou mesmo um passeio curto em frente de casa, oferecendo sempre um banho com água limpa e um pouco de sol após o passeio. Procedendo dessa maneira em poucos dias ótimos resultados serão obtidos. A delicadeza e o carinho no manejo da gaiola também ajuda bastante, sempre devemos segurar a gaiola por baixo na palma da mão assim o pássaro se sentirá mais tranqüilo. Uma metade de uma capa pode ser colocada na gaiola caso ele se bata muito. 

O treinamento para torneio de fibra também pode ser feito através de áudio ou seja por meio de CD’s e fitas K7 encontrados em lojas especializadas.

Escrito por: Dante Daniel Testa

 

Outros Posts

Pássaro se choca com avião, veja o estrago.

Pássaro se choca com avião, veja o estrago.

Tipos de Bicos

Tipos de Bicos

Veja os famosos que se parecem com aves

Veja os famosos que se parecem com aves

A importância da criação para preservação da espécie

A importância da criação para preservação da espécie



Comente este Post