Preparação para Torneio de Fibra

Aprenda como preparar um bicudo ou curió para treinamento de torneio de fibra!


18/06/2007 - Alterada em: 12/01/2016  



Esse artigo é especialmente para os amantes dos curiós e bicudos sobre o torneio de fibra.

O que é o Torneio de Fibra?

O Torneio de fibra é feito colocando os pássaros lado a lado. O pássaro que cantar mais diante dos outros a sua volta no momento em que o juiz estiver observando será o campeão.
Resumindo, o importante é que o pássaro se mostre o mais corajoso possivel e cante diante do outro sem medo.

 

Quais os critérios no Torneio de Fibra

No torneio de fibra os pássaros são colocados em uma roda e as gaiolas ficam lado a lado. Nessa modalidade de torneio não é avaliado o tipo do canto, e sim a quantidade dos cantos produzidos pelo pássaro. 
O importante nesse tipo de torneio é o pássaro cantar o máximo que puder sem ter medo de seus adversários... os pássaros que se intimidarem diante de outro e não cantarem são desclassificados. 
Os pássaros que não se intimidarem e cantarem diante dos adversários passarão para a próxima etapa do torneio até restar apenas 1 campeão. 

A preparação 

Dedicação, observação e sensibilidade são fundamentais para preparar um curió ou bicudo para um torneio. É comum ver passarinheiros precipitados que querem resultados do dia pra noite quebram a cara tentando preparar o pássaro.
Cuidar de pássaros canoros é uma questão de paciência, muita paciência... temos que esperar o tempo oportuno para realizar cada processo. 
Tudo é uma questão de treino, se queremos que a ave cante em locais movimentados temos que treiná-la adequadamente e com muita calma!

Qual a idade certa?
Devemos sempre nos lembrar que a ave precisa atingir a idade ideal para que possa chegar a cada etapa do treinamento, tanto física como mental. No torneio de fibra a idade ideal para iniciar a puxar um bicudo é de 6 anos e um curió pode-se iniciar com 4 anos. Logicamente não podemos impedir que se lide com eles para se acostumarem com ambientes diferentes, passeios e viagens são ótimas formas de treiná-los para que se acostumem com lugares e pessoas diferentes.
Embora já estejam pretos com cerca de 1 ano e meio de vida, só com as idades mencionadas estará pronto para se desenvolver. Quanto mais paciência tivermos mais positivos serão s resultados.

Qual é a época ideal? 
A época certa do ano para lidar com esses pássaros no Brasil vai de agosto até março no máximo. A ave leva 6 meses para completar a muda de bico e penas. Só depois que a muda se mostrar completa assim que as penas estiverem lustradas e bem brilhantes, esse fato tem que ser bem considerado, pois senão seremos obrigados a atrasar mais o processo de preparação do pássaro. 

Amansando o pássaro

Na preparação temos inicialmente que ganhar a confiança do pássaro. A ave deve considerar o criador como um amigo e não demonstrar medo para com ele. Para que esse processo seja realizado mais rápido basta dedicar mais tempo para passear com o pássaro, de preferência pela manhã, pois é a ave se mostra mais disposta a aceitar manuseio. Leve-o a lugares como brejos, pequenas matas ou mesmo um passeio curto em frente de casa, oferecendo sempre um banho com água limpa e um pouco de sol após o passeio. Procedendo dessa maneira em poucos dias ótimos resultados serão obtidos. A delicadeza e o carinho no manejo da gaiola também ajuda bastante, sempre devemos segurar a gaiola por baixo na palma da mão assim o pássaro se sentirá mais tranqüilo. Uma metade de uma capa pode ser colocada na gaiola caso ele se bata muito. 

O treinamento para torneio de fibra também pode ser feito através de áudio ou seja por meio de CD’s e fitas K7 encontrados em lojas especializadas.

Escrito por: Dante Daniel Testa

 

Outros Posts

Sua Criação e os Cuidados com as Festas de Final de Ano

Sua Criação e os Cuidados com as Festas de Final de Ano

Causas da Diarréia em Aves

Causas da Diarréia em Aves

Roteiro para Observação de aves no Brasil

Roteiro para Observação de aves no Brasil

Problemas com as penas das aves.

Problemas com as penas das aves.



Comente este Post