Classificação das Aves

A classificação das aves é um assunto espantosamente complexo e controverso.


09/08/2007 - Alterada em: 13/01/2016  



A classificação das aves é um assunto espantosamente complexo e controverso. A maioria dos biólogos acredita que existam cerca de 9.700 espécies de aves, e todas elas pertencem à classe Aves. Mas a forma como elas estão interligadas ainda está em discussão. Durante séculos, cientistas utilizaram características internas e externas para classificar as aves, agrupando-as de acordo com a estrutura do esqueleto, forma do bico, tamanho, cor e outras características visíveis. Mas este não se mostrou o método mais confiável ao longo do tempo. Uma comparação física entre espécies similares da Europa e Austrália, por exemplo, resultaria em membros da mesma família, independente do fato de pertencerem a famílias completamente diferentes. A recíproca é verdadeira, pois aves que não se parecem têm sido catalogadas como membros da mesma família. 

A maior parte de nosso conhecimento atual sobre a classificação das aves vem de estudos de DNA, que pode ser usado para determinar as relações entre elas com uma precisão bem maior do que a observação de suas características morfológicas. Apesar dos testes de DNA revelarem algumas surpresas, em muitos casos eles confirmaram as suspeitas que cientistas já apresentavam.

Atualmente, a maioria das autoridades concorda que há entre 25 e 30 ordens de aves, contendo cerca de 148 famílias.

A ordem mais populosa de aves é a Passeriforme, que inclui mais de 5 mil espécies – mais da metade de todas as espécies conhecidas. As aves passeriformes incluem a o pintassilgo, o canário, o pardal, a cotovia, o sabiá e muitas outras espécies conhecidas. 

Outras ordens importantes incluem os Anseriformes (patos, cisnes e gansos), Apodiformes (beija-flor), Ciconiformes (cegonhas), Columbiformes (pombos), Coraciiformes (alcião), Falconiformes (pássaros diurnos de caça), Galliformes (aves como a galinha), Pelecaniformes (pelicanos), Psittaciformes (papagaios, araras, calopsitas, agapornes), Sphenisciformes (pingüins), e Strigiformes (corujas).

fonte: animal planet

Escrito por: Jacqueline R. F. Cremoneze

 

Outros Posts

Pássaros se confundem com Pipa em festival.

Pássaros se confundem com Pipa em festival.

7 Curiosidades sobre os beija-flores

7 Curiosidades sobre os beija-flores

Primeiras espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul

Primeiras espécies modernas de pássaros apareceram na América do Sul

A importância da criação para preservação da espécie

A importância da criação para preservação da espécie



Comente este Post