Comportamento Reprodutivo das Aves

A formação de um casal e o acasalamento é sempre precedido pela côrte. de um modo geral, a côrte tem início com o reconhecimento do sexo e da espécie.


06/08/2007 - Alterada em: 13/01/2016  



A formação de um casal e o acasalamento é sempre precedido pela côrte. De um modo geral, a côrte tem início com o reconhecimento do sexo e da espécie. Para que isso ocorra é necessário uma identificação que pode ser realizada à distância através do canto, do tamanho do corpo e da plumagem., ou através da aproximação dos parceiros.


Cada espécie possue danças de côrte muito diferentes, sendo que algumas delas incluem até mesmo o fornecimento de alimento para a fêmea. Outras aves possuem como características durante a côrte, o fornecimento de material para a construção do ninho e também em outras espécies até a ovulação. 

Para tanto é importante o fornecimento de material para os ninhos, senão colocaremos tudo à perder. Após as danças e preparo do ninho, as aves copulam, geralmente após a fêmea ter dado os sinais de aceitação do macho. Os machos não possuem o órgão copulador, com exceção de espécies como os patos, que apresentam uma estrutura semelhante a um pênis ( falo).

A maioria das aves aquáticas que não possuem “falo” copulam fora d’água, pois o sêmen poderia ser diluído.

Alguns criadores de canários costumam cortar as penas ao redor da cloaca e região baixa do abdome para facilitar a cópula, mas o correto mesmo seria que, houvesse uma seleção bastante rigorosa de aves com características genéticas  para reprodução.

Devemos lembrar sempre que a sobrevivência da espécie de aves de cativeiro depende das condições de vida e procriação que oferecermos a elas. Portanto é indispensável que,estejamos sempre revendo nosso manejo e conceitos de bem estar e comportamento das mesmas em vida livre.

Um outro ponto importante que o criador deve lembrar sempre é a alimentação. Os alimentos quando fornecidos adequadamente  às diferentes espécies de aves de cativeiro irão contribuir muito para que haja sucesso na reprodução.

Escrito por: Maria Célia Monteiro

Outros Posts

Pássaros com braços humanos

Pássaros com braços humanos

Periquito Australiano tem reação surpreendente ao ver amigo morto

Periquito Australiano tem reação surpreendente ao ver amigo morto

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos.

Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos.

7 Curiosidades sobre os beija-flores

7 Curiosidades sobre os beija-flores



Comente este Post