Adestramento de Pássaros

Veja algumas dicas e truques importantes para adestrar o seu filhote


20/10/2007 - Alterada em: 18/01/2016  



Todo mundo fica encantado quando vê um pássaro manso, andando no ombro de alguém, ou mesmo fazendo alguma travessura. Isso realmente é muito bacana, porém só quem adestra o pássaro sabe o quão difícil é fazê-lo aprender alguns truques!

Eu já tive oportunidade de adestrar 2 pássaros da Espécie Calopsita e Agapornis, são pássaros muito legais de ensinar.
São pássaros extremamente diferentes no aspecto comportamento. Porem estarei falando mais sobre comportamento no próximo artigo.

Como Começar

A primeira coisa que devemos saber é que esses pássaros para serem adestrados devem ser retirados da mãe com uma idade especifica de 20 dias após o nascimento, eles ainda estarão sem as penas, só terão os cartuchinhos das penas aparecendo. 

Esse período será muito trabalhoso e muito especial para ele e para você, pois ele será alimentado com a famosa papinha, você deverá tratá-lo de 3 á 4 vezes ao dia e assim ele começará a perder o medo de você, e começará a compreender que você é a nova mãe dele.

Durante o decorrer dos dias você estará desenvolvendo no pássaro um estimulo materno, ele entenderá que você é quem sustenta ele e então irá te reconhecer quando você oferecer a papinha ou mesmo se aproximar dele. Isso é fundamental para adestrá-lo.

Quando se aproximarem os 30 dias de vida ele já deverá estar empenado e ai podemos já começar a ensiná-los a fazer algumas coisas.

O primeiro ensinamento que eu tento ensinar, é fazê-lo mudar de um dedo de uma mão para outro da outra mão, para isso ser possível você precisa ter bastante paciência e tempo disponível para a ave.

Mudando de dedo: Coloque a ave em seu dedo indicador da mão esquerda e leve o seu dedo indicador da mão direita na altura da barriguinha do pássaro, o incentive a trocar de dedo, faça esse movimento repetidamente até ele acostumar a entender que quando você por o dedo nessa parte do corpo dele é que você deseja fazê-lo trocar de mão! 

Bom pessoal essa é a primeira tarefa que devemos fazê-los aprender, treinem bastante, isso é muito importante para que ele possa se mover de uma mão para outra sem muito trabalho de ficar pegando ele na mão, assim você poupa ele de um possível stress. Ele aprenderá e entenderá que quando você aproximar seu dedo a ele, é sinal que ele deve trocar de mão.

Nos ajude com esse artigo
Caso tenha outras dicas para adestrar sua ave, envie um email para [email protected]

Escrito por: Dante Daniel Testa


VEJA MAIS:

Outros Posts

Tamanhos e Modelos de Gaiolas

Tamanhos e Modelos de Gaiolas

ESCHERICHIA COLI (COLIBACILOSE)

ESCHERICHIA COLI (COLIBACILOSE)

Ave confunde bola de golfe com ovo

Ave confunde bola de golfe com ovo

Quais são as causas de intoxicação nas aves?

Quais são as causas de intoxicação nas aves?



Comente este Post